29 novembro 2022

Câmara Brasileira do Livro. ISO 2108. ISBN e sua importância


1 - Breve histórico da Câmara Brasileira do Livro;

2 - ISO 2108;
3 - ISBN;
3.1- Importância do ISBN.

1 - Breve histórico da Câmara Brasileira do Livro:
A história da Câmara Brasileira do Livro (CBL) tem início no dia 20 de setembro de 1946 tendo como finalidade democratizar o acesso ao livro para os brasileiros, difundindo a importância da leitura. Seu início ocorreu por meio de um grupo de editores e livreiros que começaram a fazer reuniões estratégicas, tendo como preocupação a necessidade de reacender a paixão do Brasil pela literatura.

Na época, o setor literário passava por sucessivas quedas em vendas o que impactava o lucro  das grandes editoras, com a provável demissão de empregados qualificados desde a impressão até o produto final nas livrarias. Foi então, que na livraria O Pensamento a entidade se formou e assumiu a tarefa de divulgar e promover o livro nacionalmente. 

Atualmente a CBL atua junto com o Governo Federal e junto ao Congresso Nacional para ampliar as discussões e tomadas de decisões estratégicas que envolvem o mundo da literatura, ou seja, na prática, ela mantém a  articulação entre as diversas entidades nacionais e regionais ligadas ao livro e leitura, permitindo uma ação coordenada na cadeia produtiva em suas variadas instâncias.

Atualmente, a CBL representa mais de 400 associados em todo o Brasil, incluindo  editores, distribuidores, livreiros e porta-a-porta. 

2- ISO 2108:
No Brasil, a ISO 2108 passou a vigorar decorrido um mês de sua publicação, em 22/09/2006, quando todas as editoras nacionais precisaram passar por uma padronização dos processos.

3- ISBN:
O ISBN, desde 1978 era regido pela Fundação Biblioteca Nacional. O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, sediada em Berlim, na Alemanha, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país.
Em março de 2020, o ISBN (International Standard Book Number) deixou de ser concedido pela Biblioteca Nacional e passou a ser um serviço fornecido pela CBL, a Câmara Brasileira do Livro. Com isso os autores tiveram maior liberdade para registrar suas obras, seguindo todo o protocolo requerido, o que era um dos objetivos da CBL.

3.1- Importância do ISBN:
- O número gerado permite que o tempo de procura e custo de equipe sejam reduzidos;
- os clientes sempre receberão um exemplar idêntico do que foi comercializado em uma biblioteca física e/ou digital;
- um código de barras EAN-13 de 13 dígitos; 
- a procura por um título específico é fácilitada;
- é necessário para o funcionamento de sistemas eletrônicos de ponto-de-venda em livrarias; 
- permite que os produtos e edições de publicações sejam monitorados; 
- permite que autores e ilustradores recebam pagamentos proporcionais ao número de vezes que seus livros são emprestados por bibliotecas públicas.

Créditos: Wikipédia, Câmara Brasileira do Livro (CBL . org . br), e artigo de Juliano Loureiro (Bingo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...