27 novembro 2022

18 de julho - Dia do Trovador

Luiz Otávio/Dia do Trovador:

O verdadeiro nome de Luiz Otávio era Gilson de Castro, um poeta e dentista.

Descreve Homilton Wilson, sobre Luiz Otávio, que:

Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 18 de julho de 1916, tendo o 18 de julho escolhido para ser o Dia do Trovador.

Grande responsável pela difusão da trova no Brasil foi Luiz Otávio, poeta do Rio de Janeiro que em 1956 começou a catalogar os trovadores brasileiros. O resultado foi um livro que se tornou o marco do movimento em torno da trova no Brasil: "Meus Amigos Trovadores". 

O apoio de Luiz Otávio ao gênero, levou à fundação da UBT (União Brasileira de Trovadores) em 1966, com sede no Rio de Janeiro e com diversas delegacias e seções em várias partes do país. Hoje no Brasil a trova é praticada por mais de 3.000 trovadores que realizam em média de trinta a quarenta concursos de trovas e jogos florais por ano, além de manter um intercâmbio intenso com trovadores de Portugal. 

Sobre os trovadores, vale lembrar aqui as palavras de Artur da Távola: "Beleza o trabalho dos trovadores. Comovente a sua união e a forma pela qual, por todo o Brasil, trocam poemas, lêem-se mutuamente, querem-se bem, admiram-se. São os jardineiros do idioma, espalham flores e reflexão".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...