29 novembro 2022

24 de agosto - O monte Vesúvio e a tragédia dos escritores

O monte Vesúvio e a tragédia dos escritores.

Curiosidades histórico-literárias.


Começando por Plínio, o Velho.

Em 24 de agosto do ano 79, deu-se a Erupção do Monte Vesúvio, destruindo Pompéia, Herculano, Estábia e Oplontis. A marinha romana (baseada em Miseno), era comandada por Plínio, o Velho, que deixou curtos relatos do evento. Ele auxiliou na evacuação dos refugiados, mas Plínio morreu após inalar vapores vulcânicos.

Plínio, o velho, era escritor, historiador, gramático, administrador e oficial romano, autor clássico que no ano de 77 escreveu História Natural (um vasto compêndio das ciências antigas distribuído em trinta e sete volumes) e única de suas obras que chegou ao nosso tempo. 


O vulcão também foi responsável por ceifar a vida de outro destacado escritor: Antônio Silva Jardim, que também era jornalista, professor e ativista político. 

Embarcou em 2 de outubro de 1890 para a  Europa, em companhia da família e dos amigos Carneiro de Mendonça e Américo de Campos, para uma temporada. 


Em 1° de julho de 1891 visitando Pompéia, manifestou o interesse de ver o Vesúvio de perto, pois haviam treze anos não se verificava qualquer erupção.

Acompanhado por Carneiro de Mendonça, contrataram um guia. No exato momento em que aproximou-se da borda, o solo tremeu e Antônio da Silva Jardim foi tragado pelo Vulcão.


- Fontes: biografias dos autores citados; monografia: "Silva Jardim: a República e o vulcão; Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...