25 agosto 2024

2° Evento do mês de agosto: Evento A.V.A.L.B. - "Paulo Leminski"

 ▫ ℂ𝕠𝕞𝕦𝕟𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠 ▫

A A.V.A.L.B. por sua fundadora, vem informar que o Evento A.V.A.L.B. - "Paulo Leminski", registrado no Facebook sob o n° 1510026316282056, realizado no dia 24 de agosto do corrente ano, em homenagem aos oitenta anos de nascimento do poeta, resultou na relação dos presentes certificados que  encontram-se distribuídos por ordem alfabética, nas categorias: 

1. Poesia do Mural de Abertura; 

2. Membros da Cúpula e Acadêmicos da A.V.A.L.B.;

3. Poetas e poetisas participantes;

4. Agradecimento aos comentaristas. 


Aos nossos comentaristas, agradecemos pela dedicação, acolhimento e esclarecimentos aos poetas e poetisas participantes neste evento realizado por esta academia. 


Cabe esclarecer aos poetas e poetisas comunicados nos comentários e que não seguiram os alertas postados pela moderação quanto as regras (noticiadas nos itens informativos), que, por esse motivo, não poderão receber o certificado como os demais. Esclarecemos que a função de nossos eventos são o didatismo e preparo para concursos externos onde a exigência é maior que a nossa.


Parabenizamos a todos poetas, especialmente, os provenientes de Angola, México, Moçambique, Nepal, Portugal e Venezuela, pela apresentação de  excelentes obras, que colaboraram de maneira decisiva para o  êxito de mais um evento da A.V.A.L.B.  


Atenciosamente,  

Valéria L.  

1ª Sócia Fundadora da A.V.AL.B. 



























































Sobre o poeta homenageado:

Paulo Leminski Filho (24 de agosto de 1944, Curitiba, Paraná— 7 de junho de 1989, Curitiba, Paraná), escritor, poeta, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor brasileiro.                                       
      Tinha uma poesia marcante, o autor era  conhecido pela manipulação da linguagem, com muito humor, elementos de poesia concreta, trocadilhos, palavrões e linguagem coloquial, mas valorizava a boa construção do texto.
  Seus poemas foram publicados, pela primeira vez, na revista Invenção
(editada pelos poetas concretistas). Também trabalhou em agências publicitárias como diretor de criação e redator.
   Interessado cultura japonesa, pelo zen-budismo e leituras de Bashô (poeta japonês do século XVII), descobriu o haicai. Essa admiração é um dos elementos que mostra a sua valorização da forma da poesia, da construção como uma espécie de artesanato.
      Leminski faz parte, cronologicamente, da Terceira Geração Modernista (1945-1980), mas está mais alinhado às duas gerações anteriores, com foco na liberdade de forma.
     Seu primeiro livro Catatau (1975) é um romance experimental na linguagem, muito imaginativo e com influência das cinco vanguardas europeias. Dessa forma, ele saiu da forma do romance tradicional, usando linguagem coloquial, não linear e criando palavras novas, entre outros elementos.


       • Sobre o estilo minimalista e o poeta:


     Paulo Leminski buscava de maneira sucinta apresentar sua poesia. 

     Apresentamos dois poemas curtos de Paulo Leminski:


1

Escrevo. E pronto.

Escrevo porque preciso,

preciso porque estou tonto.

Ninguém tem nada com isso.

Escrevo porque amanhece,

E as estrelas lá no céu

Lembram letras no papel,

Quando o poema me anoitece.

A aranha tece teias.

O peixe beija e morde o que vê.

Eu escrevo apenas.

Tem que ter por quê?


2

Carrego o peso da lua


Carrego o peso da lua,
Três paixões mal curadas,
Um saara de páginas,
Essa infinita madrugada.

Viver de noite
Me fez senhor do fogo.
A vocês, eu deixo o sono.
O sonho, não.
Esse, eu mesmo carrego.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...