22 abril 2023

22 de abril - Descobrimento do Brasil. A carta de Caminha

 


22 de abril - Descobrimento do Brasil 

A carta de Caminha


Com o descobrimento, coube ao escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha, enviar uma carta ao rei

D. Manuel I,  comunicando sobre as novas terras. 


Datada de 01/05/1500 em Porto Seguro (na atual Bahia, de acordo com

Francisco Adolfo de Varnhagen), e escrita em.430 palavras entre os dias 26 de abril e 1 de maio de 1500,  ela foi levada a Portugal por Gaspar de Lemos, comandante do navio de mantimentos da frota. 


Essa carta é considerada o primeiro registro literário realizado no Brasil. 


A missiva conservou-se inédita por mais de 200 anos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, e foi descoberta em 1773 por José de Seabra da Silva.


Entretanto, com a vinda da família Real ao Brasil, o diretor do arquivo, José Seabra da Silva, mandou fazer uma cópia, trazendo-a consigo. Tal cópia foi encontrada no Arquivo da Marinha Real do Rio de Janeiro por intermédio do padre e historiador Manuel Aires do Casal, cuja intenção foi imprimí-la e torná-la pública. Desta maneira, deu-se a publicação na Corografia Brasílica, no ano de 1817. 


Com o passar do tempo o documento ganhou maior notoriedade, tornando-se fonte inesgotável de estudos feitos posteriormente.


A original permanece no Castelo da Torre do Tombo, Gav. 15, msço. 8, segundo o site de documentos históricos do governo português.


Em 2005, foi inscrita no Programa Memória do Mundo da UNESCO.


*Fontes:

Wikipédia. pt

digitarq. arquivos. pt

trabalhosfeitos. com

antt. dglab. gov. pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...