16 abril 2023

13 de abril: Dia do Hino Nacional Brasileiro

13 de abril

Dia do Hino Nacional Brasileiro


A escolha da data deve-se ao fato de que, na noite do dia 13 de abril de 1831, a música do nosso hino foi tocada pela primeira vez no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro. 


Até abril de 1831, o hino considerado nacional, era o Hino da Independência.


A criação da música do hino (parte instrumental) foi do maestro Francisco Manuel da Silva (1795-1865), cofundador da Imperial Academia de Música e do Instituto Nacional de Música. Ela foi

composta após os acontecimentos que marcaram o dia 7 de abril de 1831 (dia, em que o imperador D. Pedro I abdicou do trono em favor do filho). Assim, a melodia visava saudar o futuro que viria com o novo imperador nascido em terras brasileiras, portanto, legítimo ao trono do pais.

A letra escrita por Ovídio Saraiva, refletia bem esse contexto, como pode ser visto nas estrofes abaixo:


"Uma prudente regência

Um monarca brasileiro

Nos prometiam venturosos

O porvir mais lisonjeiro.


E vós donzelas brasileiras

Chegando de mães ao estado

Dai ao Brasil tão bons filhos

Como vossas mães tem dado."


Contudo, a parceria entre a música de Silva e a letra de Saraiva não chegou a se tornar popular.


Com a proclamação, os republicanos  desejaram a composição de um novo hino para celebrar o novo regime político. Para tal, foi realizado um concurso, mas a nova música selecionada não agradou ao então presidente Deodoro da Fonseca, que optou pela permanência da música de Francisco Manuel da Silva. 

O hino permaneceu por algum tempo sem uma nova letra, até 1906, quando Alberto Nepomuceno (membro do Instituto Nacional de Música), propôs ao presidente Afonso Pena a reforma do Hino Nacional Brasileiro, alterando alguns elementos da parte instrumental e acrescentando também uma nova letra.

O vencedor deste concurso foi o professor e poeta Osório Duque-Estrada 

(1870-1927), sua letra tinha a versos mais longos que os de Ovídio Saraiva, seguindo o modelo dos poetas parnasianos, isto é, o verso de dez sílabas poéticas com marcação na sexta e na décima sílabas tônicas. Esse verso é conhecido como decassílabo heroico, ajustou-se bem à parte instrumental reformada por Nepomuceno, facilitando a popularização do hino.


*Fontes: Mundo da educação e Brasil escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...