02 agosto 2023

2 de agosto de 1875: Primeiro número da Gazeta de Notícias


Publicação do primeiro número da Gazeta de Notícias, no RJ, em 1875; 

No dia 2 de agosto de 1875 um novo jornal começou a circular no Rio de Janeiro, então capital do Brasil imperial. Era a Gazeta de Notícias. Com redação e escritório montados no nº 70 da então badalada Rua do Ouvidor, José Ferreira de Sousa Araújo era o principal responsável pela empreitada, contando com outros diretores associados: Henrique Chaves, Elísio Mendes e Emanuel Carneiro. Sinalizada como um “prospecto”, já em sua primeira página a Gazeta de Notícias dava conta de como serviria ao público: primeiro, destacando parceria com a agência de notícias Havas-Reuter, dizia que publicaria “diariamente todos os telegrammas politicos e commerciaes, tanto do paiz como do estrangeiro”. Depois, ressaltava, entre inúmeros informes de utilidade pública ou mera curiosidade, que “além d’um folhetim-romance”, viria também com “um folhetim de actualidade”. “Artes, litteratura, theatros, modas, acontecimentos notaveis, de tudo a Gazeta de Notícias se propõe trazer ao corrente”. E mais: “Não sendo a Gazeta de Notícias folha de partido, apenas tratará de questões de interesse geral, acceitando n’esse terreno o concurso de todas as intelligencias que quizerem utilisar-se das nossas columnas”.

Ao preço de 40 réis, o prospecto da Gazeta original dava ainda detalhes de fora do seu programa editorial. Assinalava que sua edição “distribue-se por toda a cidade, vendendo-se avulsos nos principaes kiosques, estações de bonds, barcas e em todas as estações da Estrada de Ferro de D. Pedro II”. Custando mil réis, por outro lado, “as assignaturas serão feitas por qualquer tempo, á vontade do assignante, vencendo-se sempre em fim de mez”. No mais, “A Gazeta de Notícias acceitará correspondencias de interesse particular, que serão publicadas em secção especial”, conforme o meio jornalístico da época, que costumeiramente veiculava colunas “a pedidos”. Para finalizar, o primeiro número do jornal ainda vinha com um recado importante, em letras maiores do que os demais: “Precisa-se de bons entregadores para fazerem a distribuição da Gazeta de Notícias: para tratar, no escriptorio, rua do Ouvidor n. 70”. Sua tipografia inicial, aliás, não ficava no mesmo endereço, mas perto dali: no número 87 da Rua da Alfândega.

Quando lançada, a Gazeta de Notícias era um jornal um tanto modesto, popular e barato, conforme diz o historiador Nelson Werneck Sodré, em sua História da imprensa no Brasil (p. 224).

Já a 1º de janeiro de 1900, a Gazeta de Notícias vinha com um encarte poético intitulado O Engrossa, redigido totalmente em verso.

*Fonte adicional além do livro citado no corpo da postagem: 
https://bndigital.bn.gov.br/artigos/acervo-bn-gazeta-de-noticias-jornalao-por-excelencia/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...