03 setembro 2024

10ª Dinâmica Acadêmica AVALB. Obras.

Obras acadêmicas:

As obras abaixo postadas, obedecem a ordem em que foram publicadas no evento. Todas no dia 1° de setembro, embora o encerramento tenha sido estipulado para o dia 2.
 

10ª DINÂMICA ACADÊMICA AVALB -  Arnaldo Antunes: músico e poeta.
Tema: "Eu quero é viver pra ver qual é".
Postado originalmente no dia 01/09 pela acadêmica. Publicado no dia 3, terça-feira.
- Autoria:
Acad.: Poesia Maria
• PAT.: Cecília Meireles. • Cad.: 1
Título: Longevidade


Longevidade
Poesia Maria©

Quero a idade longeva da experiência
"eu quero é viver pra ver qual é"
até onde conduzir minha fé
no teste da alma e do corpo na ciência!

Quero exercitar a paciência
e esperar o correr dos anos
elaborando mil planos
estruturando minha resistência!

Tudo para alcançar o futuro distante
mesmo enrugada como uva-passa
mesmo franzina com reduzida massa
quero um centenário atuante!

Todo o tempo ainda não seria suficiente
viver é destino, esforço e arte
torço que a medicina faça sua parte
e que eu possa continuar eficiente!




10ª DINÂMICA ACADÊMICA AVALB -  Arnaldo Antunes: músico e poeta.
Tema: "Eu quero é viver pra ver qual é".
Postado originalmente no dia 01 pelo acadêmico. Publicado no dia 4, quarta-feira.
- Autoria:
Acad.: Vainer Cosme Augusto de Oliveira.
• PAT.: Cora Coralina. • Cad.: 7
Título: O medo de envelhecer - Gerontofobia.


O MEDO DE ENVELHECER - GERONTOFOBIA.

Um processo de envelhecimento com perspectiva,
Tão reflexiva sobre o tempo moderno e vida positiva.
Mudanças são fundamentais para exaltar o prazer,
Do corpo, da mente, da resiliência e da naturalidade,
Com versos poéticos de uma reflexão em que o querer,
Realça a passagem do tempo e das insersivas mudanças,
Então trazidas para a vida das pessoas, no corpo e na mente.

É crível a necessidade de enfrentar o medo de envelhecer,
Com um discurso tematizante do caráter metalinguístico,
Onde a força das palavras e a relação do eu lírico com elas,
Vira o arcabouço, defendendo que se tornem coisas paralelas,
Para alcançarmos a fase mais experiente e importante da vida,
Visto que o íntimo julga ter muita coisa ainda para conhecer,
Na importância de viver intensamente cada momento da vida.

Direitos Autorais Reservados por Lei ao Autor Vainer Oliveira RT - 138.541.954.




10ª DINÂMICA ACADÊMICA AVALB -  Arnaldo Antunes: músico e poeta.
Tema: "Eu quero é viver pra ver qual é".
Postado originalmente no dia 01 pelo acadêmico. Publicado no dia 5, quinta-feira.
- Autoria:
Acad.: Jurandir Argôlo
• PAT.: Fagundes Varela. • Cad.: 5
Título: O desejo não se mensura


O DESEJO NÃO SE MENSURA
                             Jurandir Argôlo

O desejo não se mensura
Não se mede um querer
Nem as palavras que o exalam
Nenhum sentimento se exclui
Sente mesmo sendo promessa
Habita como sina e se expressa
Intento proclamado à espreita
De um sonho acolhido
Existir é a luz valer à pena
Vibra na alma esse sempre renascer
Vivo no encontrar de cada passo no vento
Os olhos costuram o brilho alinhado
Ferve o pulsar do coração
E os olhos simplesmente transpiram




10ª DINÂMICA ACADÊMICA AVALB -  Arnaldo Antunes: músico e poeta.
Tema: "Eu quero é viver pra ver qual é".
Postado originalmente no dia 01 pelo acadêmico. Publicado no dia 6, sexta-feira.
- Autoria:
Acad.: Edu Viola
• PAT.: Arnaldo Jabor. • Cad.: 3
Título: Enquanto Deus quiser...


Enquanto Deus quiser!

Enquanto Deus quiser e permitir
Eu estarei por aqui, na Terra
Na vida a seguir,
Vencendo a minha guerra!

Tive doenças fatais
Mas consegui superar
A vida é boa demais
Fiquei aqui para celebrar!

Edu Viola




10ª DINÂMICA ACADÊMICA AVALB -  Arnaldo Antunes: músico e poeta.
Tema: "Eu quero é viver pra ver qual é".
Postado originalmente no dia 01 pelo acadêmico. Publicado no dia 7, Sábado.
- Autoria:
Acad.: Geremias Goulart
• PAT.: Carlos Drummond de Andrade.  • Cad.: 8
Título: Eu Servidor


Eu Servidor

Meu confidente portefólio
Sou orquidófilo
Pois adoro orquídea

Sou colecionador
Pois gosto de antiguidades
Raiz de nossa história

Fui conselheiro de saúde
Pois gosto muito do SUS
E defendo a universalidade

Sou ambientalistas
Pois amo a natureza
Pulmão de nossas vidas

Sou poeta pois a  poesia me traz alegria
ao recitar alguns versos
Faço assim para passar o tempo !

Geremias Goulart
DIREITOS RESERVADOS




10ª DINÂMICA ACADÊMICA AVALB -  Arnaldo Antunes: músico e poeta.
Tema: "Eu quero é viver pra ver qual é".
Postado originalmente no dia 01 pelo acadêmico. Publicado no dia 8, Domingo.
- Autoria:
Acad.: Arthur Marques de Lima Silva
• PAT.: Castro Alves. • Cad.: 12
Título: Entre dois mundos


      ENTRE DOIS MUNDOS
Envelhecer é versejar na alma as vozes da juventude.
E o que se acha correto na fase jovem depois se torna obsoleto.
O sofrimento e as angústias se transformam em sabedoria.
O conhecimento é permutado pela razão.
A razão teórica veste a roupa de assessoria.

Quero viver até quando o ontem se torne hoje sem fantasia de alegoria.
Que o segredo da vida forneça o desvendar de sua história.
Mas todo dia algo diferente acontece.
Seja na mocidade ou na velhice tudo fenece.

Pode sustentar o tempo nas mãos?
A pressa desnecessária se esquece…
…o lindo se torna concreto…
E o pensamento discerne o que é mais certo.

Envelhecer é sempre um olhar pra trás.
Não mais no abstrato do encanto,
Mas na balança entre o poder e o querer.
É transitar no passado que hoje é o presente de qualquer um ser.

DIREITOS AUTORAIS
lei nº 9.610/98
ARTHUR MARQUES DE LIMA SILVA
Setembro 2024
BAHIA




10ª DINÂMICA ACADÊMICA AVALB -  Arnaldo Antunes: músico e poeta.
Tema: "Eu quero é viver pra ver qual é".
Postado originalmente no dia 01 pela acadêmica. Publicado no dia 9, segunda-feira.
- Autoria:
Acadêmica: Nazareth Ferrari
• PAT.: Mário de Andrade • Cad.: 15
Título: Envelhecer


ENVELHECER

Quero viver para conhecer o envelhecer
E poder sentir como deve ser a sensação
Desta fase vou poder então conhecer
A beleza que deve existir na última estação.

Admirar os meus cabelos que ficarão prateados
E as rugas que surgirem tantas histórias contarão
Deve ser fascinante poder deixar tantos legados
Sentir que a vida não foi um passagem em vão.

Vou querer fazer tudo o que foi um dia foi proibido.
No último estágio da vida que vou poder então viver
E poderei dizer se tudo realmente foi bem vivido.

Provavelmente direi que no mundo tudo pode mudar
No entanto só o amor deve com certeza permanecer
Pois, ele é o sentimento que não deve se esgotar.

                    Nazareth Ferrari





Certificados Acadêmicos











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...