24 março 2024

Posse Acadêmica: Geremias Goulart / Patrono: Carlos Drummond de Andrade


Neste ato, realizado no dia 23 de março de 2024, as 14h na página da A.V.A.L.B. — Academia Virtual de Autores Literários do Brasil sitiada no Facebook, através de sua representante/Fundadora Valéria L., dá-se posse ao poeta GEREMIAS GOULART, como ACADÊMICO EFETIVO, ocupando a Cadeira n° 8, tendo por patrono o poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.


Em sequência, apresentamos: 

1- Biografia do Acadêmico;

1.1- Poesia do Acadêmico;

2- Panegírico do Patrono — Carlos Drummond de Andrade;

2.1- Poesia do Patrono.


1- Biografia do Acadêmico:


Geremias Goulart, é brasileiro residente na cidade de Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais, onde nasceu.  

Na Juventude foi brigadista, depois funcionário público municipal, onde exerceu a função de Conselheiro de Saúde. 

É ex sindicalista, ex Conselheiro da COMUSA. 

Envolveu-se em ações ambientalistas, por ter consciência de sua importância para a sociedade.  

Iniciou na poesia no ano de 1998, passando a escrever de forma ininterrupta, despertando a atenção nos eventos em que participou. Tal protagonismo, culminou com convites para ingresso na vida acadêmica.


Integra várias academias virtuais de relevo, aqui citadas em ordem alfabética: 

AIAP, AIDEP, AIL, AIUC, ALAGC, ALCIBRAS, ALEGRO, ALMA, ALSPV, AMCL, AVAL, CLIP8 e UUTU.

Como acadêmico atuante, tornou-se Embaixador literário e ambiental. Possui participação em 110 antologias nacionais e internacionais.


1.1- Poesia do Acadêmico:


Trem de Minas

Um tira paisagem

Outro mostra sua beleza

Viva Minas Gerais

 

"Acróstico do Trem  "


L_ouca me emotiva

O_utrora fez sucesso

C_orrendo em seus trilhos

O_rgulhado à todos

M_ontanhas subindo e descendo

O_uve-se o apito,chamando atenção

T_ransportando pessoas

I_gual essa não tem

V_ai Lenta e vagarosa

A_tração turística de Minas Gerais


— Geremias Goulart.


2- Panegírico do Patrono — Carlos Drummond de Andrade:


Carlos Drummond de Andrade nasceu dia 31 de outubro de 1902 em Itabira do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais.

Foi poeta, contista e cronista brasileiro do período do modernismo.

Considerado um dos maiores escritores do Brasil, Drummond fez parte da segunda geração modernista. 

Foi precursor da chamada "poesia de 30" com a publicação da obra "Alguma Poesia".

Muito me enobrece nomear a Cadeira n° 8 com seu nome, e mais ainda me honra ocupá-la.


 2.1- Poesia do Patrono — Carlos Drummond de Andrade:


Entre as tantas obras poéticas de Drummond, escolhi uma que apresenta o trem, que também é uma expressão comum aos habitantes de Minas Gerais, como o meio de transporte que leva os minérios desse grande Estado brasileiro para várias partes do mundo.


• Poesia do Patrono:


O MAIOR TREM DO MUNDO


O maior trem do mundo

Leva minha terra

Para a Alemanha

Leva minha terra

Para o Canadá

Leva minha terra

Para o Japão

O maior trem do mundo

Puxado por cinco locomotivas a óleo diesel

Engatadas geminadas desembestadas

Leva meu tempo, minha infância, minha vida

Triturada em 163 vagões de minério e destruição

O maior trem do mundo

Transporta a coisa mínima do mundo

Meu coração itabirano

Lá vai o trem maior do mundo

Vai serpenteando, vai sumindo

E um dia, eu sei não voltará

Pois nem terra nem coração existem mais.


— Carlos Drummond de Andrade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...