07 julho 2024

Escritor do dia 7 de julho – Artur de Azevedo

Escritor do dia 7 de julho – Artur de Azevedo 


Artur Nabantino Gonçalves Belo de Azevedo, foi poeta, jornalista, contista e teatrólogo, nascido na cidade de São Luís, no Estado do Maranhão, em 1855. 


Minibiografia:

Nosso escritor, apresentou seus dotes literários aos 8  anos, quando adaptou os  textos de Joaquim Manuel de Macedo. Aos 15, ele escreveu a obra teatral "Amor por Anexins", tornando-se conhecido.

          Foi dramaturgo, poeta, contista, prosador, comediógrafo, crítico, jornalista, e um dos fundadores da ABL. 

          Redator de  incontáveis artigos sobre eventos artísticos, encenou mais de cem peças no Brasil e Portugal, além de ser um dos maiores defensores da criação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (inaugurado após sua morte). 

           Suas peças mais conhecidas, são: A joia, A Capital Federal, A almanjarra, e O Mambembe. Três cidades brasileiras têm teatros nomeados "Teatro Arthur Azevedo", são elas: São Luís, São Paulo e Rio de Janeiro.  

          Faleceu aos 22 de outubro de 1908.   

          Seu legado: 13 peças teatrais escritas de 1871 a 1929. Publicou 5 de seus 8 livros de contos e poesias nos anos de 1876 a 1898, sendo os 3 últimos póstumos (1909, 1928 e 1962). 


           Ao encerrarmos este pequeno texto, apresentamos um pequeno trecho de Amor por Anexins (Ato único), Cena I, publicado em "Amor por Anexins & A Capital Federal", Editora Melhoramentos, edição de 2013: 


"(...)

Copla

Eu, que gosto, perdido

Tenho casamentos mil,

Com mais de um belo marido,

Garboso, rico e gentil,

De um velho agora a proposta,

Meu Deus! Devia aceitar?

Demais um velho que gosta

De assim tão jarreta andar!

Nada! Nada!

Não me agrada!

Quero um marido melhor!

É bem mau não ser casada,

Mas mal casada é pior."

      - Inês a viúva -

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...