29 novembro 2023

Autor do dia 28/11 - Abel Cardoso Júnior

 

Autor do dia 28/11 - Abel Cardoso Júnior


Abel Cardoso Júnior, nascido em Guarantã, São Paulo no ano de 1938 e faleceu aos 16 de novembro de 2003. Foi escritor e musicólogo, membro da Academia Sorocabana de Letras e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. 

Exerceu a função de pesquisador da MPB escrevendo mais de duzentos artigos para a imprensa sobre o assunto. 

Como grande pesquisador da música popular brasileira e titular de um dos maiores acervos musicais do país, foi o profissional que se debruçou para explicar a origem da palavra "balangandã" 

(expressão que ficou famosa pelas vestes de Carmem Miranda), presente na música "O que que a baiana tem?", composição de Dorival Caymmi no ano de 1930, cujo trecho segue abaixo:


"Um rosário de ouro, 

uma bolota assim

Oi, quem não tem balangandãs 

não vai no Bonfim" 


Em seu artigo "Origem do termo balangandã" (1987), 

informou que os dicionários apontam que a palavra é uma onomatopeia do barulho provocado pelo movimento dos apetrechos; porém, sua  hipótese, é de que "balangandã" vem de balangar, o mesmo que balançar, muito usado no linguajar caipira. 


Obras publicadas: 

• Carmem Miranda: a cantora do Brasil (1978);

• Cornélio Pires : o primeiro produtor independente de discos do Brasil (1986);

• Francisco Alves - As Mil Canções do Rei da Voz (1998).


Fontes: 

• Colégio Brasileiro de Genealogia

https://cbg.org.br › Biografia Abel Cardoso Junior

• Dicionário Cravo Albin

https://dicionariompb.com.br › abel...

Abel Cardoso Júnior

• Wikipédia


Publicado no Facebook na data de 28/11/2023

21 novembro 2023

Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra - 20 de novembro


Efeméride e, também um feriado, em algumas cidades, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011. 


A data faz referência à morte de Zumbi em 1695, o então líder do Quilombo dos Palmares, que se situava entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.


Atualmente, uma série de estudos procura reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil. 


Importante ressaltar que movimentos sociais e culturais têm atuado incansavelmente buscando o fim do preconceito racial para que tenhamos um país igualitário e justo.

Dinâmica: Dia do Cordelista (19/11). Certificados



Parabéns aos poetas e poetisas que participaram de nossa dinâmica poética realizada no dia de hoje (19/11) no Grupo AVALB - Academia Virtual de Autores Literários do Brasil, fundamentada na efeméride: Dia do Cordelista. 

A listagem apresenta-se em ordem alfabética, incluindo acadêmicos.



























19 novembro 2023

19 de novembro: Dia da Bandeira

19 de novembro: Dia da Bandeira


O Dia da Bandeira, é comemorado anualmente no dia 19 de novembro, trata-se de uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República (no dia 15). A nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, sendo anualmente comemorado desde então, como um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira. 


Os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. 


A última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.


O lema "Ordem e Progresso", foi inspirado na seguinte frase do filósofo positivista Augusto Comte: "O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim".


A Bandeira Nacional (hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes em Brasília) é mensalmente trocada por outra, sempre no primeiro domingo. Essa prática solene é denominada cerimônia da 

troca da bandeira.


A Bandeira Nacional, é a primeira a subir e a última a descer do mastro, quando hasteada junto a outras bandeiras.


Cada uma das estrelas da Bandeira Nacional, correspondem aos estados brasileiros e ao Distrito Federal.


A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao estado do Pará.


A legislação brasileira prevê que, no dia 19 de novembro, seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras que estejam em más condições.


Elementos:



*Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-bandeira.htm

* Imagens: Google. com

18 novembro 2023

Convite para Dinâmica do Dia do Cordelista. 19/11



Dia 19/11, no grupo AVALB - Academia Virtual de Autores Literários do Brasil, vamos homenagear os poetas cordelistas e sua literatura. Inspirem-se e participem!


CORDEL e CORDELISTA - INFORMAÇÕES
Cordel - são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras. 
Leandro Gomes de Barros (nascido em 19/11/1865) foi o propagador do estilo e o primeiro cordelista. Por essa razão no dia do seu nascimento comemoramos o Dia do Cordelista.


Somente para os membros do grupo, sendo a dinâmica realizada de 00:01 até 23:50h, mediante postagem de poesia de cordel ou  qualquer estilo poético com o tema CORDEL ou CORDELISTA. Não é necessário cabeçalho, bastando escrever: Dinâmica Dia do Cordelista e o título da obra. 

Link do grupo no Facebook: 



17 de novembro: Dia da literatura cearense e nascimento de Rachel de Queiroz

 






16 novembro 2023

Evento Quatro Dias Pantaneiros - 12 a 15 de novembro

 

▫ ℂ𝕠𝕞𝕦𝕟𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠 ▫

A A.V.A.L.B. por sua fundadora, vem informar que o Evento A.V.A.L.B., sob o tema 'Quatro Dias Pantaneiros' (Reg. events/716467009978174/) realizado nos dias 12 a 15 do corrente mês, em homenagem ao Dia do Pantanal Mato-grossense, por iniciativa da C.E.O. Poesia Maria, passa a veicular os presentes certificados que, encontram-se distribuídos por ordem alfabética, e em cinco categorias à saber:


1. Categoria: Poesia do Mural;

2. Categoria: Acadêmicos A.V.A.L.B.;

3. Categoria: Poetas e Poetisas participantes;

4. Categoria: Poesias Menção Honrosa (nacional e internacional);

5. Agradecimento ao comentarista convidado.


Apenas alguns acadêmicos e poetas e poetisas participantes foram certificados em mais de uma categoria, em virtude do destaque de suas participações.


Cabe por fim parabenizar aos poetas e poetisas nacionais e aos estrangeiros provenientes de Portugal, Sérvia e Venezuela, que abrilhantaram com seus talentos essa importante data criada por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente para preservar o Pantanal Mato-grossense, região que consta na lista de Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco.


Atenciosamente,  


Fundadora e Direção da A.V.AL.B.







































Destaque acadêmico no 
Evento Quatro Dias Pantaneiros
Anibal Jose Garcia Espinoza. 
Cadeira n° 9 da  A.V.A.L.B.





Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...