13 julho 2023

Orígenes Lessa (12 de julho de 1903—13 de julho de 1986)

 

Orígenes Lessa


Biografia:

1. Preâmbulo;

2. Nascimento e juventude;

3. Carreira profissional;

3.1. Produção e gêneros:

4. ABL;

5. Premiações; 

- Fontes de consulta.


1. Preâmbulo:

Orígenes Temudo Lessa foi jornalista, romancista, novelista, contista, ensaísta e membro da ABL à partir de 1981, faleceu aos 13 de julho de 1986 aos 83 anos. 


2. Nascimento e juventude:

Nascido em Lençóis Paulista, aos 12 de julho de 1903 e no ano de 1906, foi levado pela família para São Luís do Maranhão onde viveu até os nove anos. Nessa época,  acompanhou a jornada do pai como missionário, e anos mais tarde, as experiências de sua infância resultou no premiado romance "Rua do Sol". Em 1912, voltou para São Paulo e aos 19 anos, ingressou num seminário protestante, do qual saiu dois anos depois. Mudou-se para o Rio de Janeiro no ano de 1924, em busca de independência financeira, onde concluiu o curso de Educação Física e tornou-se instrutor de ginástica do Instituto de Educação Física da Associação Cristã de Moços. 


3. Carreira profissional:

Ingresso no jornalismo, publicou os primeiros artigos na seção 'Tribuna Social-Operária' de O Imparcial. 

     Sua carreira profissional iniciou-se, realmente, como publicitário, quando entrou no departamento de propaganda da General Motors, onde trabalhou até 1931. Nesse período, enquanto exercia a função de tradutor na empresa, conjugava labor no periódico Diário da Noite de São Paulo onde publicou sua primeira coleção de contos iniciada com o volume intitulado  "O escritor proibido" (1929), recebido com bastante euforia pela crítica. 

      Participou da Revolução Constitucionalista de 1932, e em 1937  publicou seu primeiro romance intitulado "O Joguete". Em 1938 publicou sua obra prima, "O feijão e o sonho".


3.1. Produção e gêneros:

No início da década de 1940, mudou-se para Nova York, para exercer a função de redator da NBC, permanecendo por três anos. Depois, retornou ao Brasil decidindo  fixar residência no Rio de Janeiro onde  dedicou-se à produção literária com bastante avidez, escrevendo volumes de contos, novelas e romances, entre os quais se destacam "Rua do Sol" (1955), "A Noite sem Homem" (1968) e "O Evangelho de Lázaro" (1972). À partir da década de 1970, publicou diversos títulos dedicados ao público infantojuvenil, tornando-se também reconhecido nesse gênero, principalmente pelo sucesso de "Memórias de um Cabo de Vassoura",  publicado em 1971, seguido por "Confissões de um vira-lata" no ano de 1972.

     

4. ABL:

Em 1981, é eleito para a Academia Brasileira de Letras, sendo o quarto ocupante da Cadeira 10, eleito em 9 de julho, na sucessão de Osvaldo Orico e recebido quatro meses depois pelo Acadêmico Francisco de Assis Barbosa aos 20 de novembro de 1981.


Após ingresso, continuou sua produção literária até o ano de 1983.


5. Premiações:

Autor de importantes obras da literatura nacional do século XX, recebeu os seguintes prêmios de relevo no meio literário: 

• Prêmio Antônio de Alcântara Machado (Academia Paulista de Letras, 1939) pelo romance "O feijão e o sonho";

• Prêmio Carmem Dolores Barbosa (1955) pelo romance "Rua do Sol"; 

• Prêmio Fernando Chinaglia (1968) pelo romance A noite sem homem; e 

• Prêmio Luísa Cláudio de Sousa (1972) pelo romance O evangelho de Lázaro.


- Fontes:

Wikipédia, academia .org .br e enciclopedia .itaucultural .org .br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...