27 junho 2023

Guimarães Rosa (27 de junho de 1908—19 de novembro de 1967)


 Guimarães Rosa

Biografia:
1. Preâmbulo;
2. Nascimento e infância;
3. Formação educacional;
4. Vida literária;
5. Obras;
6. Prêmios recebidos;
7. Outros dados importantes;
— Fontes.


1. Preâmbulo:
João Guimarães Rosa foi poeta, novelista, romancista, contista, médico e diplomata,
considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. 
      Utilizando-se de termos em desuso, criação de neologismos e da construção sintática e melódica das frases, foi o grande renovador da moderna literatura nacional.

2. Nascimento e infância:
João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 27 de junho de 1908, sendo filho de Florduardo Pinto Rosa (comerciante) e Francisca Guimarães Rosa. 
      Aos 10 anos passou a residir na casa de seus avós em Belo Horizonte, segundo os estudos no Colégio Arnaldo.

3. Formação educacional:
Em 1930, formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais.
     Depois de formado, exerceu a profissão em Itaguara, município de Itaúna, lá permanecendo por dois anos. 
      Em 1932 (durante a Revolução Constitucionalista) voltou para Belo Horizonte para servir como médico voluntário da Força Pública, posteriormente atuando como oficial médico no 9º Batalhão de Infantaria em Barbacena com patente de capitão médico.
      Em 1934, culto e falando mais de nove idiomas, participou do concurso para o Instituto Rio Branco onde classificou-se em 2° lugar, tornando-se diplomata. Nessa função, serviu em Hamburgo, Bogotá e 
Paris (cidade em que passou a escrever com maior assiduidade). 

4. Vida literária:
Sua estréia no mundo da literatura deu-se, em 1929, com a publicação do conto "O mistério de Highmore Hall" na revista O Cruzeiro, que não faz parte de nenhum de seus livros. 

Em 1936, a coletânea de versos Magma, obra inédita, recebe o Prêmio Academia Brasileira de Letras, com elogios do poeta Guilherme de Almeida. Dez anos depois, em 1946, a publicação do livro de contos Sagarana garantiu-lhe um privilegiado lugar de destaque no panorama da literatura brasileira, pela linguagem inovadora, pela singular estrutura narrativa e a riqueza de simbologia dos seus contos.

5. Obras: 
Seus contos e romances 
ambientam-se quase todos no sertão brasileiro, e sua obra destaca-se pelas inovações da linguagem, marcada pela influência de falas populares e regionais que, somados à erudição do autor, permitiu a criação de inúmeros vocábulos, como em "Sagarana" (1946).

Escreveu 11 obras, sendo seis delas publicadas durante sua vida e outras duas publicadas postumamente. 

Sua obra prima foi "Grande Sertão: Veredas" (1956).

6. Prêmios recebidos: Prêmio Felippe d’Oliveira (1946), Carmem Dolores Barbosa (1957) e Prêmio Machado de Assis (1961); "in memoriam", foram-lhe atribuídos o Prêmio Jabuti (1993) e a Ordem do Mérito Cultural (2008). 

7. Outros dados importantes:
Foi eleito membro da ABL em 06/08/1963. 

Por ter sido indicado ao Nobel de Literatura pouco antes de falecer, não foi votado pois o prêmio só contempla autores vivos. Essa mesma situação foi compartilhada com os escritores brasileiros Jorge de Lima e Lygia Fagundes Telles.

Faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 19 de novembro de 1967.

— Fontes:
Wikipédia, academia . org, e ebiografia . com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrutura de um poema - Mini aula

Estrutura de um poema - Mini aula A estrutura de um poema pode ser dividida em dois aspectos fundamentais: a estrutura interna e a estrutura...