24 agosto 2025

2° Evento do mês agosto/25. Evento AVALB – Dia Nacional do Folclore • Tema: "Eu vi a Iara na luz da lua"


Evento AVALB – Dia Nacional do Folclore  
• Tema: "Eu vi a Iara na luz da lua"

• Estilos: Prosa poética e poesia (tradicional e minimalista)
• Leia as regras e itens 
• Atenda ao tema (evento didático)
• Utilize obrigatoriamente o cabeçalho
• Data: 22 de agosto de 2025
• Das 00:05 até 21h
• Postagens no horário de Brasília-BR

⭒⭒⭒

REGRAS E INFORMES SOBRE A LENDA:

Regras Gerais
• Apresente a obra descrevendo a sua ideia sobre a visão da Iara e utilize a criatividade e imaginação para expor o  pensamento poético dentro do tema.
• Obras: em prosa ou poesia, válido para todos os estilos, incluindo minimalistas.
• Poste somente no dia 22 e no horário de 00:05' até 21h. Publicações antes ou depois do horário não serão válidas para certificação.
• Utilize obrigatoriamente o cabeçalho
                                

O tema do evento:

1. Introdução:
Iara ou Yara, do indígena "Iuara" ou Uiara (do tupi y-îara, "senhora das águas"),  significa "aquela que mora nas águas" em tupi-guarani, sendo uma sereia que vive nas quedas das águas e rios amazônicos.
        A Iara, é também conhecida como Mãe-d'água, sendo descrita como uma sereia de água doce (com a metade superior do corpo em forma de mulher e a metade inferior como um peixe), que encanta os homens com sua beleza e canto, atraindo-os para as profundezas dos rios, onde os afoga. 

2. A lenda:
De origem indígena, ela é transmitida oralmente pelas comunidades nativas faz tanto tempo, que não se pode precisar o começo de sua difusão. Os elementos podem variar ligeiramente dependendo da região, porém a essência permanece a mesma: Iara é uma sereia sedutora que usa seu poder para atrair e afogar os homens. 
         Conta a lenda que:
         "Antes de se tornar uma sereia, Iara era uma belíssima índia, trabalhadora e muito corajosa que se destacava entre os demais, por ser a melhor caçadora. Essas características foram a causa da inveja de  seus irmãos, que planejaram matá-la. 
         Certa ocasião, distante da tribo em uma caçada, Iara foi emboscada por seus irmãos armados que queriam executá-la, mesmo surpeendida ela reagiu em defesa própria, e findou matando a todos. Devido ao medo da reação do pai e a certeza de que ele não acreditaria, a índia fugiu para a mata profunda. Dias se passaram até que 
seu pai (um pajé que conhecia os segredos das matas fechadas) resolveu mandar procurar seus filhos. Ao saber dos filhos mortos, reconheceu as flexas e partiu na perseguição a filha. Ao encontrá-la, capturou-a e amarrou-a com cipós, e em punição pelas mortes, decidiu jogá-la no encontro dos rios Negro e Solimões para que ela se afogasse. 
          Sem ter como nadar, ela sucumbiu, e nas profundezas do rio afundou. Ao cair da noite, os peixes encantados com sua beleza, recolheram o corpo do fundo e o  trouxeram até a superfície. Sob o luar, ela ganhou vida. Seus pés se transformaram em nadadeiras e as pernas em cauda, e ela passou a ser conhecida como a sereia Iara". 
           
            A força dessa lenda é tão marcante que as populações (indígena, ribeirinha e de pescadores) dizem que nas noites de luar é possível ouvir o canto da Iara ou ela mesma sentada sobre as pedras da beira do rio ou das rochas que ficam próximas das quedas d'água de cachoeiras. Dizem, também, que  os homens a partir da juventude, se vê-la, devem fugir de seus encantos antes que seja tarde demais.

             Conclusão: A lenda da Iara é uma narrativa poderosa que alerta sobre os perigos da sedução e a importância de respeitar a natureza. Ela faz parte do rico folclore brasileiro e continua a fascinar e assustar pessoas de todas as idades. 


Fontes:
https://www.infoescola.com › folclore › iara


3. Cabeçalho obrigatório (copie e cole):

Evento AVALB – Dia Nacional do Folclore
Tema: "Eu vi a Iara na luz da lua"
Autor (a):
Título:
País:
Data: 22/08/2025

⭒⭒⭒


✵𝔓𝔬𝔢𝔰𝔦𝔞 𝔇𝔬 𝔐𝔲𝔯𝔞𝔩 𝔇𝔢 𝔄𝔟𝔢𝔯𝔱𝔲𝔯𝔞✵
⭒𝔄𝔲𝔱𝔬𝔯𝔦𝔞 𝔡𝔬 𝔓𝔬𝔢𝔱𝔞 𝔙𝔞𝔦𝔫𝔢𝔯 𝔒𝔩𝔦𝔳𝔢𝔦𝔯𝔞⭒
— 𝔄𝔠𝔞𝔡𝔢𝔪𝔦𝔠𝔬 𝔢 𝔑𝔢𝔩. 𝔓𝔲𝔟𝔩𝔦𝔠𝔞𝔰 𝔡𝔞 𝔄𝔙𝔄𝔏𝔅 —

Evento AVALB – Dia Nacional do Folclore
Tema: "Eu vi a Iara na luz da lua"
Autor: Acadêmico Vainer Cosme Augusto de Oliveira
Título: Pecados Não Perdoados
País: Brasil
Data: 22/08/2025

PECADOS NÃO PERDOADOS

Oh! Iara mãe-d'agua do rio doce,
Tua imagem me atrai para uma aventura!
Senhora das águas, uma sereia, antes fosse,
Mulher carne e não lenda, na noite escura.

És imagem prateada refletida n'águas,
Teu canto encanta o homem com belezas,
Bem melódicas que espantam as mágoas,
Mas atrai e arrasta para afoga-lo nas profundezas.

Teus cabelos tentaram enlaçar-me o pescoço,
Para fazer de mim um escravo da sedução.
Teu poder atraiu-me e provocou alvoroço,
Oh! Índia bela, dotada do poder de fascinação!

Tu és sedutora por vingança aos teus irmãos,
Invejosos, com imperfeições não apenados com a indulgência.
Teus olhos são o mal se me estendes as mãos,
Agindo sem tolerância e sem clemência.

Iara na lenda é um exemplo de ressuscitação,
No combate à inveja antes que seja tarde,
Um reconhecimento à imperfeição,
Um livramento dos erros em nome da verdade,
Uma jornada evolutiva de apoio à libertação!

©; Vainer Oliveira; "Pecados Não Perdoados"; DF-BR-11 de agosto de 2025.



⭒⭒⭒


▫ ℂ𝕠𝕞𝕦𝕟𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠 ▫ 

A A.V.A.L.B. por sua fundadora, vem informar que o Evento AVALB – Dia Nacional do Folclore • Tema: "Eu vi a Iara na luz da lua", registrado no Facebook (events/s/evento-avalb-dia-nacional-do-f/)
sob o n° 3111668342326797 e realizado aos 22 de agosto do corrente ano, resultou na relação dos autores abaixo certificados por ordem alfabética, no rol das seguintes categorias:

1. Poesia do Mural de Abertura;
2. Membros da Cúpula da AVALB;
3. Acadêmicos da AVALB;
4. Poetas e Poetisas participantes;
5. Agradecimentos Especiais - Moderadores.

Os certificados emitidos não utilizam recursos de IA, e são revestidos das características legais (número de registro do site que abrigou o evento e assinatura do emitente) o que permite sua utilização em portfólios e prováveis reclamações contra terceiros referentes a titularidade dos direitos autorais da obra.

Nossos eventos têm caráter didático, por essa razão, as regras são essenciais e publicadas para serem lidas e seguidas. Portanto, dois poetas não receberam certificação: uma por não seguir o tema e outro por publicar após o encerramento.

Agradecemos a participação de nossos ilustres Acadêmicos, com obras que qualificam genuína distinção, e aos Membros da Moderação, emitimos o certificado "Specialis gratiae", por sua dedicação, acolhimento e esclarecimentos aos  participantes.

Parabenizamos todos poetas que obtiveram certificação adotando as regras divulgadas homenageando a academia, poetas ou expondo obras no seu estilo poético. Agradecemos especialmente, os participantes provenientes de Angola, Paraguai, Polônia e Portugal, que abordaram o tema adequadamente com suas obras inspiradas. Todos foram responsáveis diretos para o sucesso desse evento.

Atenciosamente, 
Valéria L.

Sócia Fundadora n° 1 da AVALB. 


























































Certificados, ressalvas e comprovantes - Ref. Novembro/2025 (08/12/2025)

Certificados, ressalvas e comprovantes - Ref. Novembro/2025 Para tornar o blog uma efetiva ferramenta documental, através de Ata Virtual, pa...