Evento AVALB — Tom Jobim é Bossa Nova
Tema: "Esse amor, uma canção"
• Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (BR-RJ, 25/01/1927 – USA-NY, 08/
12/1994). Nome artístico: Tom Jobim. Compositor, pianista, violonista, arranjador, flautista e cantor brasileiro.
⭒
1- Bossa Nova
Bossa nova é um gênero musical resultante do movimento de transformação do samba irradiado a partir da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro na segunda metade da década de 1950 e que, passou a dar nome ao estilo de interpretação e acompanhamento rítmico que ficou conhecido como "batida diferente".
• De acordo com o musicólogo Gilberto Mendes, a "batida" da bossa havia sido extraída a partir do "samba de raiz". Segundo o jornalista Ruy Castro, a bossa nova era "uma simplificação extrema da batida da escola de samba", com a retirada de todos os instrumentos exceto o tamborim.
— Evolução:
• A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.
• Ela surgiu entre músicos jovens da classe média carioca, que se reuniam com o intuito de experimentar e inovar nas composições.
• Em 1958, o lançamento do compacto de João Gilberto (um dos maiores representantes da Bossa Nova) com músicas de Tom, consolidou o estilo musical que durou pouco mais de uma década, terminando em 1966.
• Importante ressaltar que o término do movimento não significou o fim da criação musical. Seguindo essa linha, o posterior surgimento do movimento da MPB (Música Popular Brasileira) é notoriamente referenciado na bossa nova, com a união dos tons melódicos e o samba brasileiro.
*Fontes:
pt. m. wikipedia. org
www. todamateria. com. br/bossa-nova/
⭒
2- Dia Nacional da Bossa Nova
Tom Jobim nasceu em 25 de janeiro e foi exatamente em homenagem ao maestro, que a data foi escolhida como Dia Nacional da Bossa Nova.
O movimento da Bossa Nova surgiu na segunda metade da década de 1950, dando início a um estilo musical caracteristicamente brasileiro e reconhecido mundialmente.
Por seu destaque a data foi criada e definida por lei, sendo aprovada pelo Congresso Nacional em março de 2009.
*Fonte:
www. senado12. leg. br
⭒
3- Minibio de Tom Jobim
Antônio Carlos Jobim nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927. Seu pai foi escritor, diplomata, professor e jornalista. Sua mãe, era descendente de indígenas do
Nordeste do Brasil e possuía 16 anos quando ele nasceu. Em 1933 ela se mudou com Tom e sua irmã para o bairro de Ipanema, que o compositor mais tarde celebraria em suas canções. Em 1935, com a morte do pai, sua mãe casou-se com Celso da Frota Pessoa, que incentivou a carreira do enteado, dando o primeiro piano e pagando professores conceituados para que estudasse o instrumento.
• Na década de 1940, Tom Jobim passou a tocar piano em bares e casas noturnas. Nos primeiros anos da década de 1950, trabalhou como arranjador no Estúdio Continental. Vinicius de Moraes o chamou para compor com ele as músicas da peça
"Orfeu da Conceição" (1956). A mais popular do espetáculo, foi: "Se Todos Fossem Iguais A Você", que se tornou um clássico do nascente movimento.
• Em 1958, o cantor e violonista brasileiro João Gilberto, gravou seu primeiro álbum com duas das canções mais famosas de Jobim: "Desafinado" e "Chega de Saudade". Este álbum inaugurou o movimento musical brasileiro que seria conhecido como "Bossa Nova".
• Escrita por Tom em 1962, a canção "Samba do Avião", fala das belezas de sua cidade natal. Curiosamente, Tom tinha medo desse tipo de transporte.
• As raízes musicais de Tom foram inspiradas na obra de Pixinguinha (que iniciou a música moderna brasileira na década de 1930), Claude Debussy,
Maurice Ravel, Ary Barroso e Heitor Villa-Lobos. Entre muitos temas, suas letras falavam sobre amor, autodescoberta, traição, alegria e principalmente sobre os pássaros e as maravilhas naturais do Brasil (como a Mata Atlântica, personagens do folclore brasileiro), e sua cidade natal, o Rio de Janeiro.
• Tom é um dos grandes expoentes da música brasileira, sendo conhecido como o "Pai da Bossa Nova".
• Em levantamento de 2022, produzido pelo ECAD, Tom tem 8 das 15 músicas brasileiras mais regravadas da história, contando canções solo ou em parceria.
• "Garota de Ipanema" composta em parceria com Vinicius de Moraes, já foi gravada mais de 240 vezes por outros artistas em todo o mundo.
Tom Jobim, compositor, pianista,
violonista, arranjador, flautista e cantor
faleceu em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro de 1994 e foi sepultado no dia 20 de dezembro, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
*Fonte:
pt. m. wikipedia. org
www. jobim. org
www. avantoo. com. br
⭒
4- Cabeçalho obrigatório (copie e cole):
Evento AVALB — Tom Jobim é Bossa Nova
Tema: "Esse amor, uma canção".
Autor (a):
Título:
País:
Data: 25/01/2025
▫ ℂ𝕠𝕞𝕦𝕟𝕚𝕔𝕒𝕕𝕠 ▫
A A.V.A.L.B. por sua fundadora, vem informar que o Evento AVALB — Tom Jobim é Bossa Nova/Tema: "Esse amor, uma canção", registrado no Facebook (events/s/evento-avalb-tom-jobim-e-bossa) sob o n° 3959381034297908, realizado aos 25 de janeiro do corrente ano, resultou na relação dos autores que atenderam as regras e informes e portanto, encontram-se abaixo certificados no rol por ordem alfabética, nas categorias:
1. Poesia do Mural de Abertura;
2. Membros da Cúpula da Academia;
3. Acadêmicos AVALB;
4. Destaques Poéticos;
5. Poetas e Poetisas Participantes;
6. Agradecimento aos Comentaristas.
Agradecemos a participação de nossos ilustres membros da Cúpula e Acadêmicos, com obras que qualificam genuína distinção.
Aos comentaristas, emitimos o certificado "Specialis gratiae", por sua dedicação, acolhimento e esclarecimentos aos participantes.
Parabenizamos todos poetas que obtiveram certificação adotando as regras divulgadas, especialmente, os provenientes de Angola, Argentina, Brasil, Colômbia e Portugal, que abordaram o tema adequadamente com suas obras inspiradas, e por essa razão, responsáveis diretos para o sucesso do evento.
Atenciosamente,
Valéria L.
Sócia Fundadora n° 1 da AVALB.
⭒
Evento AVALB — Tom Jobim é Bossa Nova
Tema: "Esse amor, uma canção".
Autor: Acadêmico Edu Viola - Cad. 2, PAT.: Arnaldo Jabor.
Título: A música
País: Brasil
Data: 25/01/2025
A música
Desde pequeno aprendi violão
E confesso que a música
Sempre me trouxe emoção !
Tocava nas festas
E até na escola
Amava serestas
Ah...Edu Viola!
Também gostava
Da tal da Bossa Nova
E Tom Jobim, eu amava
Músico a toda prova!
E assim fui levando
Meu barquinho pro mar
Sempre louvando
Quem tem belo cantar!
Edu Viola
©; Edu Viola; "A música"; RJ-BR-10 de janeiro de 2025.
⭒Certificados por Categoria⭒
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
.png)
